Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Exército da Colômbia neutraliza dois líderes comunistas do ELN

COMPARTILHE

Dois líderes da guerrilha comunista Exército de Libertação Nacional (ELN) morreram durante operações do Exército da Colômbia nessa segunda-feira (02), um deles na fronteira com a Venezuela.

As informações são da revista Isto É:

Um dos mortos, identificado pelo Exército como Breimar, integrou a guerrilha durante 22 anos e comandou ações no município de Tibú, na fronteira entre Colômbia e Venezuela.

“Tivemos uma operação na madrugada de hoje (segunda-feira) contra um dos líderes de uma frente do ELN”, declarou o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.

O rebelde vinha da Venezuela quando foi abatido durante uma operação na qual, além disso, outro membro da organização caiu nas mãos das autoridades.

O Exército, por sua vez, anunciou a morte de “Fidel”, segundo comandante da frente Alfredo Gómez Quiñones, que opera no departamento de Bolívar (norte).

O líder rebelde morreu no município de Río Viejo, nesse departamento.

“Fidel foi o segundo comandante da frente e responsável pelo recrutamento de menores, autor de homicídios seletivos e exploração ilícita de jazidas de minérios”, assinalou um comunicado militar.

As operações coincidem com o início nesta segunda das discussões sobre um cessar-fogo em Quito, sede dos diálogos de paz com o ELN, que tem cerca de 1.500 combatentes.

O presidente Juan Manuel Santos espera selar um acordo definitivo com o grupo guevarista antes de deixar o poder, em 7 de agosto de 2018.

As partes iniciaram diálogos em fevereiro de 2017, mas até agora não alcançaram grandes avanços, salvo uma primeira trégua bilateral que durou até o início do ano.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE