Facebook, Google e Twitter são acusados de censura em grupo

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Senador acusa gigantes tecnológicas de se unirem para aplicar técnicas de censura.

O senador Josh Hawley, do Partido Republicano, pressionou, nesta terça-feira (17), o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante uma audiência no Congresso dos Estados Unidos

A denúncia alega que os funcionários do Facebook coordenam com os membros do Twitter e do Google para agir como moderadores do conteúdo. 

Hawley disse que um ex-funcionário do Facebook “com conhecimento direto das práticas de moderação de conteúdo da empresa” entrou em contato com seu escritório alertando sobre uma “plataforma interna chamada Tarefas que o Facebook usa para coordenar projetos, incluindo censura”. 

Em declaração durante a audiência, Hawley declarou: 

“As equipes de censura do Facebook se comunicam com suas contrapartes no Twitter e no Google e, em seguida, inserem as sugestões dessas empresas para censura na plataforma para que o Facebook possa acompanhá-las e coordenar de forma eficaz seus esforços de censura.” 

Em mensagem no Twitter, Hawley apresentou uma captura de tela da plataforma em questão, e acrescentou: 

“Twitter e Google rotineiramente sugerem tópicos para censura — hashtags, indivíduos, sites, muitos deles conservadores – e o Facebook registra-os para acompanhamento.” 

O senador concluiu: 

“Você já se perguntou como um usuário bloqueado numa plataforma frequentemente é rapidamente banido ou bloqueado em outras? É assim.” 

Ainda durante a audiência no Congresso, o senador do Missouri perguntou a Zuckerberg se os funcionários do Facebook, Twitter e Google coordenavam as decisões de moderação de conteúdo em relação a “indivíduos, sites, hashtags [ou] frases a serem proibidas”. 

“Senador, não coordenamos nossas políticas”, disse Zuckerberg, acrescentando mais tarde, porém, que “esperaria algum nível de comunicação”. 

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.