Português   English   Español

Famílias da Nicarágua sofrem como refugiados na Costa Rica

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Durante os últimos três meses, a violenta campanha de repressão implementada regime da Daniel Ortega contra a população da Nicarágua já custou mais de 350 vidas.


O “presidente” esquerdista, que se recusa a deixar o poder, também reconheceu pela primeira vez a responsabilidade pela morte de 195 manifestantes, mas acusou a oposição de inflar o número de mortos.

A situação no país da América Central está longe de se acalmar e afeta com uma intensidade sem precedentes o continente, especialmente a vizinha Costa Rica.

Todos os dias, muitos nicaraguenses se vêem obrigados a fugir da repressão. Por causa de sua estabilidade política e pela proximidade geográfica, a Costa Rica observou a chegada de milhares de imigrantes em seu território, em busca de asilo, durante os últimos três meses.

Recém-chegada em San José, uma família que fugiu da cidade de Masaya concordou em conversar com um jornal francês, mas preferiu permanecer anônima por medo de represálias.

De acordo com informações da RFI:

O filho participou dos protestos no dia 19 de abril. “Os aliados do regime estão tentando destruir, matar todos aqueles que são contra o governo de Ortega. E é difícil ver seus amigos caírem, quando eles os matam … Vê-los morrer, matar uns aos outros, pedir ajuda, gritar … É horrível!”, afirmou a mãe.

“Então tivemos que sair”, continua ela. “Eu pedi ajuda do meu irmão que mora na Costa Rica. Eu disse a ele: 'por favor, ajude-nos'! É por isso que estamos aqui, estamos pedindo asilo, porque na Nicarágua é impossível viver”, denunciou.

A família teve que fugir durante a operação de Masaya, deixando para trás três crianças. Para essa mãe e seu filho de 20 anos, é difícil conter as lágrimas. O pai tenta controlar suas emoções. “Nós nunca saímos da Nicarágua. Nunca! Portanto, não temos nem passaporte nem nada. Nós partimos com o que nós tínhamos em nossos bolsos. Nós deixamos tudo para trás”, desabafa. Como milhares de nicaraguenses, a família teve que deixar o país ilegalmente.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...