“Tem que chamar o Google para explicar como eles fazem essa escolha de veículos”, diz Faria sobre anúncios em sites de notícias.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou, neste domingo (26), que está “fazendo um acordo” com o Tribunal de Contas da União (TCU) para “estabelecer parâmetros” para contratação de mídia programática.
Em entrevista ao jornal O Globo, Faria foi questionado se o governo continuará investindo neste tipo de publicidade sabendo que “parte das verbas irriga sites que disseminam fake news”.
O ministro respondeu:
“Essas foram contratações no Google, e ele que escolhe os sites, através das agências. Não foi a Secom que contratou diretamente aqueles sites. O próprio TCU está debruçado sobre isso para estabelecer critérios, e eu estou esperando que esses parâmetros venham para o ministério. Agora, também tem que chamar o Google para explicar como eles fazem essa escolha de veículos.”
“O cliente pode vetar determinados tipos de sites”, acrescentou o jornalista, sem especificar quais critérios seriam utilizados para determinar que um site é disseminador de fake news.
Faria concluiu:
“Foi preciso esse fato ocorrer para que a gente identificasse o problema. Agora, a gente não quer que aconteça novamente. Quero me aprofundar nesse debate com o TCU.”