Faroeste espacial: satélites quase se chocam

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Alerta vermelho espacial: satélites da OneWeb e da SpaceX quase colidiram.

Enquanto as empresas lutam por espaço na órbita baixa da Terra, a humanidade está caminhando para um cenário de “faroeste espacial”.

Paul Kostek, especialista em política espacial do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), alertou que um acordo global sobre a utilização do espaço sideral é “altamente improvável”.

Como o setor espacial comercial continua crescendo em um ritmo acelerado, as empresas estão competindo dia após dia para lançar constelações de satélites e novas naves experimentais.

Recentemente, os satélites da OneWeb e da SpaceX ficaram muito perto de se chocarem, o que poderia causar uma reação em cadeia.

Além dos riscos de colisão espacial, a quantidade crescente de objetos na órbita baixa da Terra também está deixando os astrônomos frustrados, pois torna as observações mais difíceis e menos precisas.

Paul Kostek comentou:

“Os astrônomos estão chateados porque a visão noturna deles está arruinada por causa do número de satélites lá em cima e do problema de gerenciamento de tráfego.”

E alertou:

“Como você gerencia todos esses satélites para evitar colisões, para proteger serviços essenciais como GPS e outras comunicações?”

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.