Português   English   Español

Fenômeno solar é observado em outra estrela pela 1ª vez

Fenômeno solar é observado em outra estrela pela 1ª vez

A explosão foi tão grandiosa que é 10 mil vezes maior do que qualquer ejeção já produzida pelo Sol.


A ejeção de massa coronal pode ser definida como a liberação de energia da coroa solar que causa as erupções solares.

É um dos fenômenos magnéticos mais poderosos produzidos pelo Sol.

Agora, pela primeira vez, pesquisadores observaram uma ejeção de massa coronal de outra estrela. O resultado foi publicado na revista Nature Astronomy.

Cientistas da Itália e dos Estados Unidos observaram a HR 9024, uma estrela ativa a 450 anos-luz da Terra que tem quase três vezes a massa do nosso Sol e 843 vezes o seu volume.

Eles notaram flashes de raios-X associados à emissão de bolhas gigantes de plasma. A ejeção de massa coronal foi forte o suficiente para lançar no espaço 1,2 trilhão de toneladas de plasma.

Trata-se de uma explosão tão grandiosa que movimentou uma quantidade de plasma 10 mil vezes maior do que qualquer ejeção já produzida pelo Sol.

O plasma estava extremamente quente, com a temperatura oscilando entre 10 e 25 milhões de graus Celsius.

“Este resultado, nunca alcançado antes, confirma que a nossa compreensão dos principais fenômenos que ocorrem em labaredas é sólida”, afirma a autora principal, Constanza Argiroffi, segundo a revista Galileu.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...