Filipinas quer dar armas de graça para quem quiser combater o crime

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

O Ministério do Interior das Filipinas anunciou planos para fornecer armas de fogo gratuitas para aproximadamente 42.000 líderes comunitários, com objetivo de intensificar a batalha estatal contra as drogas e o crime.

A decisão de fornecer armas de fogo para os líderes comunitários — conhecidos localmente como capitães barangay — foi anunciada pelo ministério na quarta-feira (13). As localidades barangay das Filipinas variam em tamanho e podem ser descritas como distritos ou bairros.

A principal condição para adquirir uma arma é estar disposto a combater o crime e a não se envolver em atividades ilícitas.

As referidas armas serão fornecidas gratuitamente ou o Estado subsidiará uma compra privada da arma de escolha de um capitão.

O subsecretário do Departamento de Interior, Martin Dino, que supervisiona os barangays do país, explicou:

A condição é que o capitão lute contra drogas e crime. Se ele for conivente com criminosos, ele pode ser o único a ser atacado.

Na terça-feira (12), o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que estava considerando dar as armas aos capitães barangay.

Na semana passada ele prometeu fornecer a mesma proteção legal que os policiais, afirmando que eles “nunca irão para a cadeia” se eles matarem suspeitos de crimes. Ao mesmo tempo, o homem forte das Filipinas acusou repetidamente alguns funcionários da comunidade de estarem envolvidos no tráfico de drogas ilícitas.

 

Com informações de Sputnik Brasil
SIGA A RENOVA

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

Veja também...

SIGA A RENOVA