O Ministério do Interior das Filipinas anunciou planos para fornecer armas de fogo gratuitas para aproximadamente 42.000 líderes comunitários, com objetivo de intensificar a batalha estatal contra as drogas e o crime.
A decisão de fornecer armas de fogo para os líderes comunitários — conhecidos localmente como capitães barangay — foi anunciada pelo ministério na quarta-feira (13). As localidades barangay das Filipinas variam em tamanho e podem ser descritas como distritos ou bairros.
A principal condição para adquirir uma arma é estar disposto a combater o crime e a não se envolver em atividades ilícitas.
As referidas armas serão fornecidas gratuitamente ou o Estado subsidiará uma compra privada da arma de escolha de um capitão.
O subsecretário do Departamento de Interior, Martin Dino, que supervisiona os barangays do país, explicou:
A condição é que o capitão lute contra drogas e crime. Se ele for conivente com criminosos, ele pode ser o único a ser atacado.
Na terça-feira (12), o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que estava considerando dar as armas aos capitães barangay.
Na semana passada ele prometeu fornecer a mesma proteção legal que os policiais, afirmando que eles “nunca irão para a cadeia” se eles matarem suspeitos de crimes. Ao mesmo tempo, o homem forte das Filipinas acusou repetidamente alguns funcionários da comunidade de estarem envolvidos no tráfico de drogas ilícitas.
Com informações de Sputnik Brasil