Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Força Expedicionária Brasileira celebra vitória na Itália na 2ª Guerra

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Força Expedicionária Brasileira celebra vitória na Itália na 2ª Guerra

Cerca de 25 mil jovens brasileiros, oriundos das mais diversas regiões do País, vivenciaram no fronte de batalha a Segunda Guerra Mundial.

Foram 239 dias de ação contínua contra as tropas nazistas, com vitórias em oito campos de batalha. Dentre eles, o de Monte Castelo, considerado o mais duradouro e difícil.

Após 12 horas de um árduo e intenso combate contra um implacável e bem fortificado inimigo, agravado por um terreno íngreme e frio intenso, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE) conquistava o seu maior objetivo: Monte Castelo.

Depois de três infrutíferas tentativas, a bandeira do Brasil foi finalmente hasteada no ponto mais alto do Monte. O local era uma importante posição defensiva das tropas do Eixo nos Apeninos.

O êxito das tropas brasileiras coroou a dedicação, a coragem, a abnegação e a fé inquebrantável dos pracinhas, consolidando o prestígio da FEB junto aos aliados.

Ao todo, segundo dados do Exército, 451 soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) morreram em combate em solo europeu durante a Segunda Guerra Mundial, além de 2.722 feridos e 58 desaparecidos ou aprisionados.

Para celebrar a maior batalha da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial nos campos da Itália, a 5ª Região Militar e a Legião Paranaense do Expedicionário prepararam uma semana de atividades, de 14 a 22 de fevereiro, com exposição de viaturas antigas, exibição de filmes, palestra, visitas guiadas ao Museu do Expedicionário, dentre outras atividades.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias