A Força-Tarefa em Defesa da Amazônia, grupo ligado à Advocacia-Geral da União (AGU), acionou a Justiça com 27 ações cobrando R$ 893 milhões de desmatadores da Amazônia Legal.
Os processos buscam a reparação por danos ambientais causados em cerca de 35 mil hectares de Floresta Amazônica.
As ações do grupo foram ajuizadas no dia 15 de setembro e pedem a indisponibilidade de bens e valores de 23 pessoas e 41 responsáveis solidários.
A coordenadora da Força-Tarefa, Renata Periquito Cunha, afirmou:
“O objetivo dos bloqueios é garantir que os réus não venham a se utilizar de medidas de ocultação de bens ou dilapidação de patrimônio, de modo a garantir a efetividade do provimento jurisdicional favorável ao final do processo.”
De acordo com o portal G1, os municípios atingidos são Alto Paraíso (RO), Ulianópolis (PA), Marabá (PA), Nova Maringá (MT), Lábrea (AM), Machadinho D´Oeste (RO), Nova Aripuanã (AM), Santa Cruz do Xingu (MT), Mucajaí (RR), São Feliz do Xingú (PA), Manicoré (AM), São Felix do Araguaia (MT), Peixoto de Azevedo (MT).