Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Forças Armadas da Venezuela vão escoltar petroleiros enviados pelo Irã

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Forças Armadas da Venezuela vão escoltar petroleiros enviados pelo Irã
COMPARTILHE

Os navios iranianos têm previsão de chegada à Venezuela entre o final de maio e o início de junho.

As forças naval e aérea da Venezuela vão escoltar os navios carregados de combustível enviados pelo Irã para abastecer o país sul-americano.

Em anúncio na televisão estatal, nesta quarta-feira (20), Vladimir Padrino, ministro da Defesa da ditadura chavista, declarou¹:

“Todos esses navios, quando entrarem em nossa zona econômica exclusiva, serão escoltados por navios e aviões da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb).”

Os cinco navios oriundos do Oriente Médio estão transportando cerca de 1,5 milhão de barris de combustível para manter viva a fragilizada narcoditadura de Nicolás Maduro.

A rede de refino de petróleo da Venezuela tem capacidade de cerca de 1,3 milhão de barris por dia, mas entrou em colapso após anos de falta de investimento e manutenção. 

O envio do combustível faz parte de um acordo² de US$ 900 milhões, pagos com o ouro do povo venezuelano ao regime islâmico de Teerã.

Os Estados Unidos não teceram comentários oficiais sobre as movimentações do Irã, mas desde abril vem mantendo exercícios navais³ regulares no Caribe, visando reduzir as rotas de tráfico utilizadas pelo regime chavista.

Referências: [1][2][3]
- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram