Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Forças Armadas elevam apoio aos atletas de alto rendimento

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Forças Armadas elevam apoio aos atletas de alto rendimento

Ministério da Defesa vai investir R$ 10 milhões, em 2019, no Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), desenvolvido em parceria com o Ministério do Esporte, transformado pela gestão Bolsonaro em secretaria especial.

Em relação ao ano passado, o valor significa um aumento de 25%, quando foram destinados R$ 8 milhões para a preparação, treinamento e participação dos atletas de elite em disputas nacionais e internacionais.

O crescimento representa uma exceção no cenário nacional, marcado pela retração dos investimentos nas esferas pública e privada.

Uma das razões do investimento do Ministério da Defesa no esporte é o bom desempenho dos atletas militares. Na Olimpíada do Rio, por exemplo, eles conquistaram 13 das 19 medalhas do Brasil. Isso significa 68% dos pódios nos Jogos.

Outro motivo é o calendário. Em outubro, serão realizados na China os Jogos Mundiais Militares. A delegação brasileira quer se manter entre as três maiores potências desportivas militares do mundo. Em 2015, o Brasil ficou em segundo na Coreia; em 2011, no Rio, liderou, informa o “Estadão“.

Para ser um atleta do PAAR, é preciso ser da elite do esporte. O programa considera os resultados em competições nacionais e internacionais e as medalhas se transformam em pontuações. A inscrição é voluntária para as 42 modalidades olímpicas.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email