Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Fósseis de macacos e a habilidade humana de andar em pé

Fosseis de macacos e a habilidade humana de andar em pe

Arqueólogos acharam ossos de primatas que viveram há 12 milhões de anos, antes dos chimpanzés e de outros hominídeos.

Pesquisadores descobriram ossos de macacos Danuvius guggenmosi em uma vala na Baviera, na Alemanha. Os animais caminharam pelo planeta Terra há 12 milhões de anos. 

Os fósseis fornecem novas pistas sobre como durante a evolução os humanos passaram a andar sobre duas pernas.

Apesar de terem existido antes mesmo dos chimpanzés e dos bonobos, que são considerados primatas modernos, os macacos de 12 milhões de anos atrás já tinham características similares às dos humanos, como patas adaptadas para andar em pé e polegares capazes de segurar em galhos.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, a pesquisadora Madelaine Böhme, da Universidade de Tubinga, declarou:

“Foi impressionante perceber durante a pesquisa o quão similar certos tipos de ossos são em relação aos dos humanos, em oposição aos hominídeos [primatas como chimpanzés e gorilas].”

A principal hipótese levantada pelos pesquisadores é a de que a postura dos macacos teria surgido muito antes do que se pensava, a partir do ancestral descoberto na Alemanha. 

Segundo a revista Galileu, esta descoberta derrubar a teoria anterior de que os primatas aprenderam a andar sob duas pernas no continente africano.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias