Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Foto de Lula pode aparecer na urna mesmo com ele inelegível

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

Prazos de julgamento, recursos e substituição de candidato farão com que definição sobre impugnação se alongue por tanto tempo que não seja mais possível trocar a imagem do petista na urna eletrônica.

Apesar da inelegibilidade do presidiário Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei da Ficha Limpa, existe uma possibilidade de que imagem dele ainda apareça na urna eletrônica.

Caso esta possibilidade venha a acontecer, ou os votos vão para um substituto, ou a eleição será anulada e outra precisará ser convocada.

O Partido dos Trabalhadores (PT) insiste em lançar a sua principal liderança na corrida presidencial deste ano, mesmo estando ele preso e condenado por um tribunal colegiado – o que o torna inelegível.

Porém, outra regra também é clara: qualquer cidadão filiado a partido político pode registrar candidatura. E, sobrepostas, elas podem gerar confusão na hora do voto.

Os prazos da Justiça Eleitoral de registro, julgamento, substituições e recursos contra candidaturas alongam o processo num ano em que a campanha, de fato e de direito, tem menos de dois meses.

 

Com informações da Gazeta do Povo
- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM