Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

França vai repatriar fósseis brasileiros de 110 milhões de anos

França vai repatriar fósseis brasileiros de 110 milhões de anos
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Embora essa repatriação tenha sido uma importante vitória do Brasil contra o roubo e o tráfico dos seus fósseis, ela não coloca um ponto final no problema.


46 fósseis de pterossauros e outros animais que habitaram o território brasileiro há mais de 100 milhões de anos e que foram levados de forma ilegal para a França, serão repatriados em breve ao Brasil.

O objetivo foi alcançado após uma investigação internacional do Ministério Público Federal (MPF), em Juazeiro do Norte, cidade do Ceará, que durou cinco anos.

A decisão é da Justiça francesa, que ajudou nas investigações, e foi anunciada no início do ano.

O fato também voltou a chamar a atenção para o problema do roubo de material fossilizado brasileiro e sua retirada ilegal do país.

Os traficantes estão cada vez mais sofisticados.

Segundo o site UOL, o pesquisador Antônio Álamo Ferreira Saraiva declarou:

“Antes, eles retiravam tudo o que encontravam, ganhando na venda pela quantidade. Agora, eles só coletam aqueles que são raros e valem mais.”

Pode se dizer, que, paradoxalmente, esse conhecimento maior dos traficantes sobre os fósseis é um efeito colateral indesejado das campanhas de conscientização e esclarecimento sobre a importância desses restos do passado do território, onde hoje está o Brasil.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...