Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

França vai repatriar fósseis brasileiros de 110 milhões de anos

Tarciso Morais

Tarciso Morais

França vai repatriar fósseis brasileiros de 110 milhões de anos
COMPARTILHE

Embora essa repatriação tenha sido uma importante vitória do Brasil contra o roubo e o tráfico dos seus fósseis, ela não coloca um ponto final no problema.

46 fósseis de pterossauros e outros animais que habitaram o território brasileiro há mais de 100 milhões de anos e que foram levados de forma ilegal para a França, serão repatriados em breve ao Brasil.

O objetivo foi alcançado após uma investigação internacional do Ministério Público Federal (MPF), em Juazeiro do Norte, cidade do Ceará, que durou cinco anos.

A decisão é da Justiça francesa, que ajudou nas investigações, e foi anunciada no início do ano.

O fato também voltou a chamar a atenção para o problema do roubo de material fossilizado brasileiro e sua retirada ilegal do país.

Os traficantes estão cada vez mais sofisticados.

Segundo o site UOL, o pesquisador Antônio Álamo Ferreira Saraiva declarou:

“Antes, eles retiravam tudo o que encontravam, ganhando na venda pela quantidade. Agora, eles só coletam aqueles que são raros e valem mais.”

Pode se dizer, que, paradoxalmente, esse conhecimento maior dos traficantes sobre os fósseis é um efeito colateral indesejado das campanhas de conscientização e esclarecimento sobre a importância desses restos do passado do território, onde hoje está o Brasil.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram