O Ministério da Defesa informou que o Comando Militar do Leste (CML) estará na coordenação das ações das Forças Armadas, em apoio à Defesa Civil, no apoio à tragédia em Brumadinho, no estado de Minas Gerais.
O CML instalou gabinete de crise para acompanhar a evolução dos trabalhos desempenhados pelos militares.
Em mensagem publicada no Twitter, a Marinha do Brasil informou que fuzileiros navais estão a caminho de Brumadinho para auxiliar nas operações de resgate.
#FuzileirosNavais da Força de Fuzileiros da Esquadra finalizam as preparações em Duque de Caxias-RJ, ficando em condições de iniciar deslocamento terrestre rumo a Brumadinho-MG #Brumadinho #MarinhadoBrasil #cuidandodanossagente 🇧🇷⚓️ pic.twitter.com/WmKFBUDNdX
— Marinha do Brasil (@marmilbr) January 26, 2019
Serão empregados três helicópteros de médio porte, um de cada Força Armada (Marinha, Exército e Aeronáutica), preparados para atuar nas operações de transporte, busca e resgate na região atingida pelo rompimento da barragem, informa o “Ministério da Defesa”.
Esses helicópteros também pousaram no Aeroporto de Confins e deram apoio ao transporte do presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã deste sábado (26).
O Ministério da Defesa está analisando imagens de satélite de alta resolução da área para fornecer dados sobre os impactos da tragédia.