A base de Alcântara é considerada uma das melhores zonas de lançamento do mundo. A sua localização próxima da Linha do Equador permite uma economia de cerca de 30% no combustível necessário para operações espaciais.
Apesar destes grandes benefícios, o governo do Brasil nunca conseguiu por meios próprios realizar lançamentos da base de Alcântara, no litoral do Maranhão, para colocar satélites em órbita.
O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, cogitou nesta quinta-feira (22) firmar convênios para exploração comercial da base de lançamentos, segundo informações de O Antagonista.
Enquanto isso, os Estados Unidos seguem estudando um acordo de salvaguardas tecnológicas proposto pelo Brasil para utilização da base espacial, conforme noticiou a Renova Mídia.
O acordo de salvaguardas tecnológicas entre #Brasil e #EUA para o aproveitamento da base de Alcântara, no Maranhão, pode estar próximo da conclusão, de acordo com o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa.https://t.co/ybQT3amsCx
— RENOVA (@RenovaMidia) August 15, 2018