Português   English   Español

General Etchegoyen celebra vitória contra as fake news

General Etchegoyen celebra vitória contra as fake news

O ministro de Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República disse neste domingo (28) que o avanço das fake news acabou perdendo espaço para a “fortaleza” das notícias verdadeiras.

Após reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, o general Sérgio Etchegoyen declarou:

Nossos eleitores estão dando uma amostra muito madura de que as fake news não contavam com a fortaleza das true news [notícias verdadeiras], que estão sendo o elemento condutor da convicção de cada um dos eleitores. Foram largamente suplantadas as notícias falsas pela verdade que a imprensa ajudou a divulgar.

Presente na reunião, a ministra Grace Mendonça, da Advocacia-Geral da União, também definiu as “fake news” como a “novidade” e principal desafio das eleições e defendeu o trabalho do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) diante do problema.

Nos últimos meses, o TSE foi alvo de críticas pela demora em adotar ações. Para Mendonça, porém, o TSE “soube dar à sociedade brasileira as respostas esperadas”. “Combatemos a desinformação pela informação correta e adequada”, disse.

Ela também elogiou o trabalho da imprensa para verificar informações falsas. “A imprensa percorreu o mesmo caminho nosso de aferir a confiabilidade e credibilidade da informação”, disse.

“A mensagem que deve ficar é que as instituições de Estado souberam sim apresentar para o mundo uma democracia forte”, completou.

 

Adaptado da fonte Folha

Deixe seu comentário

Veja também...