“Fomos a muitos ambientes com atividades vulcânicas [para] entender melhor que tipos de rochas podemos encontrar”, diz Watkins.
A geóloga Jessica Watkins, dos Estados Unidos, pode ser a primeira pessoa a pisar no solo do planeta Marte.
Recém-formada no programa de treinamento de astronautas da NASA, Watkins é uma das principais candidatas do programa Artemis, que pretende enviar astronautas à Lua até o fim de 2024.
O objetivo do programa do governo Donald Trump é construir instalações sustentáveis no satélite natural da Terra e, em longo prazo, pavimentar o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.
Watkins já tem familiaridade com o Marte. A geóloga obteve¹ seu diploma de doutorado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com um estudo sobre deslizamentos de terra no solo marciano.
Em entrevista² à revista Nature, Watkins disse que é intrigante como “podemos usar a Terra para fazer analogias e entender mais sobre Marte e a história do planeta vermelho”.
A geóloga ainda descreveu os métodos submetidos aos alunos seguem os passos dos treinos adotados por participantes da missão Apollo:
“Fomos a muitos ambientes com atividades vulcânicas com o propósito de entender melhor que tipos de rochas podemos encontrar e como observá-las e documentá-las.”
Watkins acrescentou:
“Estamos aprendendo as habilidades necessárias para permitir que os cientistas aqui na Terra façam suas próprias investigações com os dados obtidos pela tripulação.”
Referências: [1][2]