- PUBLICIDADE -

Gilmar Mendes ataca a Lava Jato com base em material hackeado

Gilmar Mendes ataca a Lava Jato com base em material hackeado

- PUBLICIDADE -

Após nova publicação da Folha com mensagens hackeadas, Gilmar disse que “o Brasil está diante da maior crise que se abateu sobre o aparato judicial desde a redemocratização”.

O ministro do Supremo Tribuna Federal (STF), Gilmar Mendes, afirma que a última reportagem da parceria Intercept-Folha, com base em mensagens obtidas através de um crime cibernético, reforçam a certeza de que “o Brasil está diante da maior crise que se abateu sobre o aparato judicial desde a redemocratização”.

O ministro do STF, segundo o jornal Folha, afirma que os diálogos publicados provam que os procedimentos da Operação Lava Jato “atingiram, num só ato, dois pilares do sistema: a PGR e a Justiça Federal”.

Mendes acrescentou:

“As revelações da Folha explicitam os abusos perpetrados pela denominada força-tarefa. E reclamam as providências cabíveis por parte de órgãos de supervisão e correição. Como eu já havia apontado antes, não se trata apenas de um grupo de investigação, mas de um projeto de poder que também pensava na obtenção de vantagens pessoais.”

Na chegada ao STF, nesta quinta-feira, 1º de agosto, o magistrado também criticou o relacionamento dos procuradores com o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro:

“Esse modelo está dando sinais de problemas, que resvala para o abuso de poder notório, satisfação de interesses pessoais, negócios e tudo mais. Essa questão precisa ser aprofundada. Certamente virão informações mais relevantes. […] Todos nós estamos sendo chamados à fala, nós do Supremo, o Conselho da Justiça Federal, o CNJ, o CNMP. Precisamos nos reorganizar.”

Questionado por jornalistas, segundo O Antagonista, Mendes evitou responder se as mensagens poderão ser usadas pelos órgãos de controle:

“É uma questão muito séria, independentemente do meio que nos permitiu saber disso — e, claro, ninguém deve saudar hackeamentos e iniciativas desse tipo –, mas as revelações são extremamente graves e mostram que era um modelo que não tinha limites.”

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -