Golpe do WhatsApp usa greve dos caminhoneiros para atacar celulares

Idiomas:

Português   English   Español
Foto: Reprodução/Tribuna do Paraná
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Criminosos virtuais estão aproveitando a greve dos caminhoneiros e a falta de combustíveis nos postos para aplicar mais um golpe.


Por meio do WhatsApp, eles criaram um falso comunicado da BR Petrobrás com um link que supostamente levaria a uma lista de postos em que já há combustíveis.

No entanto, ao clicar no endereço, a pessoa acaba baixando aplicativos maliciosos que podem danificar o celular e roubar informações confidenciais.

De acordo com informações da Gazeta do Povo:

O golpe utiliza o mesmo modelo usado em outras oportunidades.

“O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propagandas, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”, disse Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab, ao site Infomoney.

A estimativa da empresa de segurança é que cerca de 60 mil usuários tenham caído no golpe, segundo dados do site TechTudo.

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...