- PUBLICIDADE -

Google coleta 900 dados por dia no Android mesmo sem você fazer nada

- PUBLICIDADE -

O Google consegue obter uma quantidade enorme de dados sobre os usuários, especialmente de quem usa Android.

Um novo relatório mostra quantas informações a empresa coleta, incluindo localização, mesmo que você não faça nada com o celular; ou mesmo que evite usar serviços do Google.

Antes de tudo, é preciso fazer algumas ressalvas.

Este relatório (PDF) foi escrito por Douglas C. Schmidt, professor de Ciência da Computação na Universidade Vanderbilt, mas não passou por todos os rigores de um estudo acadêmico, tal como a revisão por pares.

Além disso, o documento foi pago pelo Digital Content Next, grupo de lobby que representa a indústria de mídia digital, e que vem criticando o duopólio do Google e Facebook nos anúncios online.

Ainda assim, o relatório é importante para demonstrar como o Android coleta muitos dados sobre o usuário, mesmo se estiver parado na mesa; e como isso se compara com o iPhone.

Em um dos testes, a equipe de Schmidt criou uma nova conta no Google (chamada “Jane Rose”) e fez login em um dispositivo com Android 6.0 Marshmallow e em um iPhone. Eles abriram o Chrome no Android e o Safari no iOS; e deixaram os celulares parados, sem interação do usuário, durante 24 horas.

Nesse período, o Android enviou 4,4 MB de dados para servidores do Google, contendo quase 900 amostras. Dessas, 35% estavam relacionados à localização — ou cerca de 14 por hora. O restante eram solicitações da Play Store, upload de relatórios de falhas, entre outros.

Enquanto isso, o iPhone enviou dados para domínios do Google com frequência 50 vezes menor. Além disso, o Google não coletou o local do usuário em nenhum momento. Por sua vez, a Apple só recebeu informações de local uma vez no dia.

 

Leia a matéria completa no Tecnoblog
PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -