Português   English   Español
Português   English   Español

Governo Bolsonaro quebra tradição das universidades federais

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Governo Bolsonaro quebra tradição das universidades federais

O professor Fábio Fonseca, que já foi filiado ao PT e ao PSOL e havia encabeçado a lista tríplice para reitoria da UFTM, não gostou da decisão de Bolsonaro.

O governo do presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta terça-feira (18), o segundo colocado da lista tríplice de candidatos para a reitoria Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Definida pela instituição de ensino, esta é a primeira vez, em ao menos 15 anos, que a lista tríplicia para reitoria de uma universidade federal não é respeitada.

A legislação permite, no entanto, que o presidente escolha um dos três nomes enviados após escolha interna da universidade.

Desde o governo Lula da Silva (PT), a tradição tem sido a escolha do primeiro por respeitar a vontade da comunidade acadêmica.

A decisão na UFTM deixou de fora o professor de filosofia e ciências sociais Fábio Fonseca, que já foi filiado ao PT e ao PSOL e havia encabeçado a lista tríplice.

O professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, segundo colocado, foi levado ao cargo por decreto assinado por Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e publicado nesta terça-feira (18).

Em nota, Fonseca afirmou que a nomeação “é uma afronta à autonomia universitária, à democracia e à história das universidades federais brasileiras” e também ataca, segundo ele, a moralidade e a eficiência administrativa, informa o jornal Folha de S. Paulo.

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

TELEGRAM

Acompanhe todas as notícias através do nosso canal no Telegram.

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email:

Fique tranquilo(a), assim como você também odiamos spam, você poderá sair quando quiser :)

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Nunca mais seja massa de manobra. Assine!