Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Governo Bolsonaro quer zerar imposto para importação de navios

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Governo Bolsonaro quer zerar imposto para importação de navios

Equipe econômica quer zerar imposto para reduzir preço de navios importados em até 40%. Texto deve ser enviado ao Congresso até novembro.

O governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, quer zerar o imposto para importações de navios. 

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, afirmou, nesta quarta-feira (23), que a medida resultaria na redução de 30% a 40% no preço das embarcações.

A ação faz parte do programa “BR do Mar”, pauta prioritária do Ministério da Infraestrutura para incentivar a cabotagem, isto é, navegação entre portos do mesmo país.

Atualmente, a cabotagem ocupa 11% do volume movimentado no Brasil. Apenas no ano de 2018, 163 milhões de toneladas foram transportadas por essa modalidade.

De acordo com o secretário Piloni, há consenso entre os ministérios da Infraestrutura e da Economia sobre a mudança na carga tributária, o que poderá ser feito a partir de uma proposta ao Legislativo. 

O plano B do governo seria uma resolução da Camex (Câmara de Comércio Exterior) — que pode definir a mudança sem precisar do aval dos congressistas, informa o site Poder360.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email