O governo Jair Bolsonaro liberou ao tráfego, na última quinta-feira (18), na passagem inferior à via férrea em Rolândia, no Paraná, eliminando o cruzamento em nível com a ferrovia.
Com mais essa entrega, somada ao remanejamento do pátio de manobras, que já está operando, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu o conjunto de obras planejadas para o município que têm como objetivo melhorar a segurança da população e a mobilidade urbana.
O investimento nas duas obras, incluindo desapropriações, corresponde a R$ 18,74 milhões.
O diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, avaliou:
“As obras em Rolândia são fundamentais para assegurar a harmonia das operações ferroviárias com o tráfego urbano, proporcionando mais tranquilidade aos cidadãos do município.”
Para eliminar esse cruzamento da via urbana com a ferrovia, foi construído um viaduto ferroviário com 227 metros de extensão, localizado na rua Miguel Liogi. Os carros agora circularão sob a ferrovia, na trincheira.
Visando a reduzir os impactos dos cruzamentos das composições de trem, que ocorriam na área central, o DNIT também implantou o novo pátio de cruzamento em área externa ao centro da cidade, com 1.675 metros de extensão.