Português   English   Español

Governo da Itália tenta aprovar decreto contra imigração ilegal

Governo da Itália tenta aprovar decreto contra imigração ilegal

O polêmico decreto contra a imigração ilegal, aprovado em setembro pelo governo da Itália, está gerando divergências entre os partidos aliados: Liga e Movimento 5 Estrelas .

O Parlamento da Itália, onde gozam de uma confortável maioria, tem até o fim de novembro para aprovar o texto e introduzir ou mudar medidas.

O decreto endurece as medidas contra a imigração ilegal e, sobretudo, corta o acesso às permissões de residência por razões humanitárias, que são cerca de 25% das solicitações. O texto também autoriza um procedimento de emergência para expulsar qualquer solicitante que seja considerado “perigoso”.

O novo governo direitista, no poder há seis meses, se comprometeu com o seu eleitorado a frear a entrada dos imigrantes ilegais, pelo qual decidiu reorganizar todo o sistema de acolhida e de acesso ao refúgio.

Entre as medidas de segurança adotadas no texto, autoriza o uso de armas elétricas e a evacuação dos edifícios ocupados.

O projeto está gerando controvérsias entre as lideranças dos partidos aliados Liga e Movimento 5 Estrelas. Não se exclui que o governo acabe submetendo a lei ao voto de confiança, um sistema que as duas forças sempre criticaram.

 

Adaptado da fonte AFP

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...