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Governo diz que reduziu 60% de gastos com publicidade na TV

Governo diz que reduziu 60% de gastos com publicidade na TV
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República divulgou nesta terça-feira (16) uma nota contestando o site UOL por ter dado informação incorreta sobre gastos do governo federal publicidade.


De acordo com a matéria do UOL, o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, gastou em seu 1º trimestre 63% a mais com verbas de publicidade do que o mesmo período em 2018.

Um comunicado do Palácio do Planalto afirma, no entanto, que a reportagem levou em consideração verbas autorizadas ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Segundo a Secom, o valor gasto com publicidade na TV nos três primeiros meses do governo Bolsonaro foi de R$ 13,3 milhões para campanha da reforma da Previdência.

A quantia representa um número 60% menor do que as verbas liberadas no mesmo período de 2018, que foram R$ 33 milhões.

A nota da Secom também contesta a informação de que a Record teria sido a emissora que mais recebeu dinheiro do governo no 1º trimestre.

Segundo o Planalto, excluindo as verbas autorizadas durante o governo Temer, a Globo é a empresa que mais recebeu (R$ 1,9 milhão), seguida pelo SBT (R$ 1,4 milhão) e pela Record (R$ 1,2 milhão).

Leia a íntegra da nota da Secom:

“A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) informa que o site de noticiais Uol e o jornal Folha de S. Paulo, na matéria intitulada “Gasto federal com publicidade cresce, e Record supera Globo”, publicada hoje, erraram na avaliação dos gastos de publicidade da Presidência da República, usando como base os pagamentos referentes a investimentos feitos pelo Governo Temer, porém só pagos agora no primeiro trimestre desse ano na gestão Bolsonaro. Essa explicação foi dada exaustivamente a reportagem durante a apuração de dados, mas os veículos insistiram na interpretação parcial do relatório financeiro disponível no site da Secom.

Deveriam ser levadas em consideração as autorizações de publicidade feitas nos três primeiros meses deste ano, referentes ao Governo Bolsonaro, que totalizaram o valor real de R$ 13,3 milhões para a campanha da Nova Previdência, uma economia de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram investidos R$ 33 milhões.

Desse total, a TV Globo foi o veículo que mais recebeu pedidos (R$ 1,9 milhão), seguida do SBT (R$ 1,4 milhão) e, por fim, a Record (R$ 1,2 milhão), segundo plano de mídia técnica feita pelas agências licitadas pela Secom. Sendo assim, os R$ 75,5 milhões citados nas matérias referem-se a restos a pagar e não valores do orçamento autorizado para a Secom neste ano pelo Congresso Nacional.”

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