Governo dos EUA abrem investigação de segurança nacional sobre o aplicativo chinês TikTok.
O governo dos Estados Unidos iniciou uma revisão de segurança nacional sobre a aquisição da startup norte-americana Musical.ly pela chinesa ByteDance Technology, dona do aplicativo TikTok.
Avaliado em US$ 1 bilhão, o negócio foi fechado há dois anos, mas autoridades dos EUA começaram a pedir por uma investigação nas últimas semanas.
As autoridades apontam que a companhia estaria censurando conteúdo político e demonstram preocupação com o armazenamento de dados pessoais, informa a agência Reuters.
O TikTok se tornou um dos aplicativos mais populares entre os adolescentes americanos. Cerca de 60% dos 26,5 milhões de usuários da plataforma nos EUA estão na faixa etária entre 16 e 24 anos.
“Com mais de 110 milhões de downloads apenas nos EUA, o TikTok é uma ameaça de contrainteligência em potencial que não podemos ignorar”, afirmou o líder democrata no Senado, Chuck Schumer.
No mês passado, o senador republicano Marco Rubio questionou por que o TikTok tinha “apenas alguns vídeos sobre os protestos em Hong Kong que dominam as manchetes internacionais há meses”.