Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Governo esquerdista da Nicarágua reprime protestos com violência

COMPARTILHE

Um projeto de reforma da previdência que pretendia aumentar contribuições dos trabalhadores e reduzir as aposentadorias levou o país a uma onda de saques e de protestos contra o presidente Daniel Ortega.

A repressão policial foi extremamente violenta, deixando pelo menos sete pessoas mortas. Sem saída, o presidente esquerdista revogou a reforma da previdência nesse domingo (22).

Segundo a Cruz Vermelha, ao menos sete pessoas morreram, mas uma ONG local de direitos humanos fala em até 25. Centenas ficaram feridos.

De acordo com informações da Gazeta do Povo:

Numa delicada situação, o presidente Daniel Ortega anunciou a revogação do decreto que reformava a Previdência Social. Num encontro com empresários, que haviam declarado apoio às manifestações, Ortega disse que o Instituo Nicaraguense de Seguridade Social (INSS) revogou a resolução editada no último dia 16.

Em meio aos distúrbios, comerciantes tentavam proteger suas lojas de saqueadores, e postos de gasolina e supermercados registraram longas filas de clientes preocupados em armazenar produtos.

No fim da noite do sábado (21), a mídia local informou que um repórter foi baleado e morto enquanto fazia uma transmissão ao vivo em uma cidade do interior onde houve passeatas. Supostas imagens do episódio logo tomaram as redes sociais, provocando indignação.

A violenta repressão policial contra os manifestantes e as restrições a certos veículos de comunicação nos últimos dias ampliaram as críticas a Ortega, que em 2016 foi eleito para um terceiro mandato seguido (não há limite de reeleição no país), em um pleito no qual a principal coalizão opositora foi impedida judicialmente de participar.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE