- PUBLICIDADE -

Governo federal tenta quebrar monopólio de distribuição do gás

Governo federal tenta quebrar monopólio de distribuição do gás
- PUBLICIDADE -

Governo federal aprova resolução para abrir mercado e tentar reduzir preço do gás natural.

Visando a redução no preço do gás, o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, aprovou uma resolução para abrir mercado e tentar reduzir preço do gás natural.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão que assessora a Presidência da República para a formulação de políticas e diretrizes de energia, anunciou, nesta segunda-feira (24), medidas com objetivo de liberar o mercado de gás natural no país.

Segundo o comunicado divulgado pela revista Veja, as medidas buscam criar condições para o acesso aos gasodutos de transporte e dutos de escoamento, unidades de processamento e terminais de Gás Natural Liquefeito.

A resolução será encaminhada para aprovação da Presidência da República. O governo apresentará as recomendações no Senado nesta terça-feira (25) e na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (26).

O fim do monopólio do gás?

A abertura do mercado de gás poderá ser usada, por exemplo, como contrapartida nos planos de equilíbrio fiscal dos estados quando houver empréstimos com garantias da União.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que muitos estados já disseram que pretendem abrir mão do monopólio. “É melhor o estado ter gás natural do que ter o monopólio”, destacou ele, segundo o site G1.

Ao abrir mão do monopólio da distribuição, o estado permitirá que uma indústria compre gás diretamente do produtor, fazendo contratos de longo prazo, o que pode reduzir o preço.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que “o ‘Novo Mercado de Gás’ visa promover a livre concorrência no mercado de gás do Brasil. Busca reduzir o preço da energia, permitir a reindustrialização do país e um desenvolvimento sustentável”.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -