Servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades.
Um canal para registro de denúncias trabalhistas foi lançado no portal do Governo Federal. A iniciativa é de autoria da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
O objetivo é que, com a nova ferramenta, o trabalhador não tenha que ir a uma das unidades das superintendências regionais do Trabalho do Ministério da Economia para registrar uma reclamação.
Dessa forma, é possível obter uma redução de custos e uma melhora na gestão pública, visto que servidores que atuavam no atendimento presencial poderão ser deslocados para realizar outras atividades.
O canal pode ser usado para denúncias, reclamações e registro de irregularidades trabalhistas.
Para ter acesso, é bastante simples, sendo necessário apenas cadastrar o CPF e uma senha na área de acesso ao portal Gov.br.
Não é possível fazer denúncia anônima, mas os dados do denunciante são sigilosos e não serão divulgados no curso de uma possível fiscalização.
O tempo estimado para realizar uma denúncia trabalhista é de cerca de 15 minutos, destaca a agência EBC.