Governo está convidando jornalistas para participar de sobrevoos e conferir a real situação na Amazônia.
O governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, planeja enviar uma aeronave para fazer sobrevoos em partes da Floresta Amazônica, com o objetivo de combater a campanha de desinformação lançada por nações estrangeiras, políticos opositores, ativistas ambientais e veículos de imprensa.
O evento está sendo organizado pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), que está convidando jornalistas para participar dos sobrevoos e conferir a real situação da região.
A aeronave estava agendada para sair de Brasília, na tarde desta sexta-feira (23), às 16h30, com destino à Amazônia, segundo fontes do Ministério da Casa Civil.
Ainda nesta sexta, medidas de combate às queimadas e contra atividades ilegais na Amazônia, que contribuem para destruição da floresta, serão anunciadas por Bolsonaro.
As medidas estão sendo preparadas pela equipe técnica e serão definidas em reunião do chefe do Executivo com ministros no Palácio do Planalto, às 15h.
Bolsonaro vai anunciar o plano de ação do governo brasileiro na noite de hoje. Uma das medidas planejadas é a assinatura de um decreto instituindo a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) para ajudar os Estados da região nas ações de combate ao fogo na floresta.