O governo federal estuda instalar placas solares ao longo dos canais de integração do Rio São Francisco. A ideia é de que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água.
A informação foi concedida pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, em postagem neste domingo (24) no seu perfil oficial no Twitter.
Estuda-se a implantação de placas solares ao longo dos canais para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 24, 2019
O consumo de energia elétrica do sistema na integração do Rio São Francisco corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do Projeto gira em torno de 746 mil MW.
A instalação de placas sobre espelho d’água também possibilita que a evaporação seja bastante reduzida, já que os painéis solares montados em canais bloqueiam a radiação do sol.
De acordo com estimativas apresentadas pelo UOL, uma planta fotovoltaica (painéis) de um megawatt pode economizar nove milhões de litros de água por ano.
Os painéis solares ainda oferecem outra vantagem: com a ausência de luz solar, o crescimento de algas é minimizado, ajudando também na redução do custo de manutenção e aumentando a vida útil dos equipamentos.