Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Governo quer instalar placas solares nos canais do São Francisco

Governo quer instalar placas solares nos canais do São Francisco
COMPARTILHE

O governo federal estuda instalar placas solares ao longo dos canais de integração do Rio São Francisco. A ideia é de que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água.

A informação foi concedida pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, em postagem neste domingo (24) no seu perfil oficial no Twitter.

O consumo de energia elétrica do sistema na integração do Rio São Francisco corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do Projeto gira em torno de 746 mil MW.

A instalação de placas sobre espelho d’água também possibilita que a evaporação seja bastante reduzida, já que os painéis solares montados em canais bloqueiam a radiação do sol.

De acordo com estimativas apresentadas pelo UOL, uma planta fotovoltaica (painéis) de um megawatt pode economizar nove milhões de litros de água por ano.

Os painéis solares ainda oferecem outra vantagem: com a ausência de luz solar, o crescimento de algas é minimizado, ajudando também na redução do custo de manutenção e aumentando a vida útil dos equipamentos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários