Iphan protege e promove os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Além de fazer parte do dia a dia da sociedade, os patrimônios culturais e históricos são valiosos por representar a cultura, a história e por construir a identidade de um povo.
Atualmente, 88 patrimônios estão em processo de restauração no Brasil, com um investimento de mais de R$ 386 milhões por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Escolas, teatros, praças públicas, mercados, museus e igrejas estão sendo restaurados em 17 estados brasileiros.
O presidente interino do Iphan, Robson Antônio de Almeida, declarou:
“Não são aqueles restauros que as pessoas conhecem de igrejas ou de imagens. A gente faz obras de requalificação urbana, de praças, ruas, áreas de saneamento. Além de equipamento de toda ordem, como bibliotecas, teatro, cinema, equipamentos culturais, museus. É muito mais do que obras de restauro. São ações pensadas integradamente para transformar essas cidades.”
O Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Confira a lista de 88 patrimônios que estão sendo revitalizados.