- PUBLICIDADE -

Grafeno e Nióbio: Brasil e Japão assinam acordo de cooperação

Grafeno e Nióbio: Brasil e Japão assinam acordo de cooperação
Foto: Marcos Corrêa/PR

Países assinaram acordo relacionado à produção e uso de Nióbio e Grafeno.

- PUBLICIDADE -

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou, na manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, com Motegi Toshimitsu, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão.  

A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília

No mesmo dia, em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, os países assinaram um Memorando de Cooperação relacionado à produção e uso de Nióbio Grafeno.  

“O objetivo do documento bilateral é aprofundar o entendimento mútuo para explorar a cooperação na cadeia de valor de produtos que usam nióbio ou grafeno e propiciar uma cooperação mais estruturada no futuro, incluindo potenciais projetos conjuntos”, destaca o Ministério das relações Exteriores em nota. 

Assinaram o memorando o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e o ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi| Foto: Odjair Baena / ASCOM MCTI 

A iniciativa é resultado de tratativas iniciadas pelo presidente Bolsonaro, que em 2019 manifestou interesse na cooperação ao então primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante o Fórum Econômico de Davos, e de reunião entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, também em 2019.  

Durante a cerimônia, foram firmados também acordos de cooperação entre os dois países nas áreas de biodiversidade, desenvolvimento de sensores e plataforma de agricultura de precisão em apoio à agricultura sustentável brasileira e uso tecnologias avançadas de radar de abertura sintética e uso de inteligência artificial para o combate ao desmatamento ilegal. 

Foto: Marcos Corrêa/PR 
PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -