Grande mídia não gostou do discurso anti-globalista de Ernesto Araújo

Idiomas:

Português   English   Español
Grande mídia não gostou do discurso anti-globalista de Ernesto Araújo
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O discurso do novo chanceler Ernesto Araújo durante a cerimônia de transmissão de cargo, nesta quinta-feira (3), ficou marcado por críticas ao globalismo.


Para uma plateia basicamente formada por diplomatas de carreira e alguns poucos convidados externos, como o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), o chanceler Ernesto Araújo afirmou que o Brasil havia perdido sua voz e falava para agradar os administradores da ordem global.

“Queríamos ser um bom aluno na escola do globalismo e achávamos que isso era tudo. O Brasil volta a dizer o que sente e sentir o que é”, afirmou o diplomata.

Segundo a agência “Reuters“, o discurso do novo chanceler foi recebido com claro constrangimento entre os presentes. Ao final, puxados por alguns convidados, alguns se levantaram, mas nem sequer aplaudiram. Outros, o fizeram claramente sem vontade.

O discurso de Araújo também não repercutiu bem entre blogs petistas e jornalistas da grande mídia.

O blog petista “Brasil 247” afirmou:

O discurso em que o chanceler Ernesto Araújo criticou o ‘globalismo’ – o que, na prática, significa criticar o multilateralismo e e defender o imperialismo dos Estados Unidos – causou perplexidade entre o corpo técnico do Itamaraty.

O jornalista Ricardo Noblat, da revista “VEJA“, não poupou ataques contra o novo ministro das Relações Exteriores:

Nem entre bolsonaristas de raiz pegou bem o discurso feito pelo embaixador Ernesto Araújo ao assumir, ontem, o cargo de ministro das Relações Exteriores. Foi um desempenho, o dele, capaz de deixar chocados diplomatas tupiniquins e estrangeiros.

O jornalista Bernardo Mello Franco, do jornal “O Globo“, outro crítico ferrenho de Jair Bolsonaro, também atacou Araújo:

A posse de Ernesto Araújo foi o samba do diplomata doido. Em discurso, o novo chanceler misturou referências a Renato Russo, Tarcísio Meira, Raul Seixas e um seguidor anônimo no Twitter. Recitou um trecho da Bíblia em grego e uma versão de Ave Maria em tupi.

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

Veja também...