Projeto Comprova reúne 24 organizações de mídia brasileiras “trabalhando juntas para lutar contra a desinformação até as eleições presidenciais”.
O projeto, que estava sendo formulado desde o início deste ano, foi lançado nesta quinta-feira (28), em São Paulo.
A coalizão formada por 24 organizações da grande mídia brasileira visa “identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018”.
O trabalho, previsto para começar em agosto, é capitaneado pelo First Draft, da Universidade Harvard, nos EUA, especializado em buscar estratégias para combater “fake news”.
O Comprova no Brasil ocorre na esteira de outras iniciativas do First Draft desenvolvidas em períodos eleitorais no mundo, como França, Reino Unido e Alemanha.
A coalizão está sob coordenação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo).
O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar o projeto.
Fazem parte do Projeto Comprova: Folha, AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, Revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.
Com informações de Folha