- PUBLICIDADE -

Grécia pede reunião da UE por crescente tensão com a Turquia

Grécia acusa Turquia de invadir suas águas com navios

"Instamos a Turquia a deixar a plataforma continental grega sem demora", diz o governo da Grécia.

- PUBLICIDADE -

A Grécia anunciou, nesta terça-feira (11), que vai pedir à União Europeia para convocar uma reunião de emergência para tratar sobre uma decisão controversa da Turquia.

O regime de Recep Tayyip Erdogan quer prospectar o fundo do mar em busca de depósitos de gás no Mediterrâneo oriental, em uma área disputada pelas duas nações.

Já tensa nas últimas semanas, a situação agravou-se, na segunda-feira (10), após a Turquia enviar um navio de pesquisa sísmica, escoltado por navios militares, numa área disputada do Mediterrâneo e rica em reservas de gás.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, denunciou a violação das fronteiras marítimas, e anunciou que vai “pedir uma cúpula de emergência do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia”.

“Instamos a Turquia a deixar a plataforma continental grega sem demora. Não aceitaremos o fato consumado”, advertiu Nikos Dendias, o ministro das Relações Exteriores grego, na tarde desta terça-feira.

Em resposta, o chanceler da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, disse na terça-feira que o país vai expandir sua prospecção no Mediterrâneo oriental.

“A partir do final de agosto, vamos conceder licenças para novas pesquisas e prospecção em novas áreas, na parte oeste de nossa plataforma continental”, disse Cavusoglu, segundo a agência France-Presse.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -