Caminhoneiros voltaram a bloquear rodovias pelo país nesta quarta-feira, pelo terceiro dia seguido contra o aumento no preço dos combustíveis.
Em razão da paralisação dos caminhoneiros, os Correios suspenderam temporariamente as postagens das encomendas com dia e hora marcados (Sedex 10, 12 e Hoje).
Em comunicado, a estatal informou ainda que a paralisação também tem gerado “forte impacto” e atrasos nas operações da empresa em todo o país:
‘Tendo em vista comprometer a distribuição, também haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dos serviços Sedex e PAC [entrega não expressa], bem como das correspondências enquanto perdurarem os efeitos desta greve’, destacou a empresa.
No terceiro dia da greve dos caminhoneiros, que protestam contra a alta descontrolada dos preços do óleo diesel no Brasil, o movimento teve a adesão de mais profissionais e o número de interdições de rodovias federais continua crescendo.
O aeroporto de Brasília é um dos que correm o risco de enfrentar problemas de falta de combustível (querosene de aviação) por causa da paralisação dos caminhoneiros. Em nota, a Inframérica informou que já notificou às companhias aéreas que operam no aeroportos sobre a restrição de combustível no aeroporto da capital.
Inframerica disse, inicialmente, que a razão do cancelamento foi a falta de combustível devido à greve dos caminhoneiros. Depois, mudou a versão e colocou a culpa no mau tempo em Guarulhos.https://t.co/iORyRbSm8x
— RENOVA (@RenovaMidia) May 23, 2018
A crescente oscilação do preço do óleo diesel é um fator que preocupa, também, o setor de transporte público. Nos últimos 15 meses, a elevação do preço do combustível chegou próximo a 20%, o que vem pressionando os custos operacionais do setor de ônibus.
Segundo a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), apesar dos esforços que estão sendo feitos para regularizar o abastecimento, há empresas que já estão com as operações limitadas, afetando os passageiros.
Com informações de: [Valor, Gazeta Online, G1]