Português   English   Español
Português   English   Español

Greves anunciadas contra reeleição de Evo Morales na Bolívia

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Greves anunciadas contra reeleição de Evo Morales na Bolívia

O Conade e a oposição acusam também o Tribunal Eleitoral de estar controlado pelo governo Morales.

O conglomerado de organizações civis do Comitê de Defesa da Democracia (Conade) convocou, nesta terça-feira (23), uma greve nacional para o dia 21 de agosto e outra indefinida, a partir de 10 de setembro, contra a candidatura do esquerdista Evo Morales ao seu quarto mandato nas eleições de outubro.

“Estamos pedindo a renúncia do binômio governista porque é ilegal e inconstitucional e a renúncia dos representantes da corte eleitoral”, que suspeitam que são afins ao governo, disse Rolando Villena, porta-voz da organização.

O Conade, que reúne personalidades independentes e comitês cívicos dos nove departamentos, tenta evitar a candidatura de Morales alegando que um referendo nacional lhe negou essa possibilidade em 2016, informa a revista Veja.

No entanto, apesar do revés de Morales no referendo, o Tribunal Constitucional aprovou sua participação nas eleições com o argumento de que se tratava de um direito humano.

A três meses das eleições, a oposição ainda está dividida em oito candidaturas. De acordo com pesquisas divulgadas na segunda-feira (22), Morales lidera as intenções de voto com 37%, seguido pelo opositor Carlos Mesa com 26%.

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Veja também_

TELEGRAM

Acompanhe todas as notícias através do nosso canal no Telegram.

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.