O grupo ID terá 73 dos 751 assentos no Parlamento da UE e deve ser a principal força de oposição no Legislativo, com a quinta maior bancada.
A nova aliança direitista do ministro do Interior e vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, no Parlamento da União Europeia se chamará “Identidade e Democracia” (ID).
O grupo reúne a sigla Europa das Nações e da Liberdade (ENF), que já tinha como expoentes o próprio Salvini e a política francesa Marine Le Pen, com outros partidos nacionalistas, como o Alternativa para a Alemanha (AfD).
“Identidade e Democracia será o nome de nosso grupo no Parlamento Europeu pelos próximos cinco anos”, disse o eurodeputado Thierry Mariani na rede social Twitter, do partido francês Reunião Nacional (RN), liderado por Le Pen.
Na frente dos “soberanistas” estão os grupos Partido Popular Europeu (PPE), com 179; Socialistas e Democratas (S&D), com 153; Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (Alde), rebatizada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, como “Renovar Europa”, com 106; e Verdes, com 75.
Esses números, no entanto, ainda podem ser alterados por eventuais mudanças partidárias nos próximos dias, segundo a agência ANSA.