O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou que está trabalhando para restaurar os laços do país com Israel.
Juan Guaidó prometeu que um anúncio formal sobre a restauração dos laços bilaterais e a abertura de uma nova embaixada da Venezuela em Israel ocorreria no “devido tempo”.
Em entrevista ao jornal Israel Hayom, Guaidó afirmou:
“Eu estou muito feliz por informar que o processo de estabilização das relações com Israel está em seu auge, algo que é muito importante para nós.”
E acrescentou:
“Primeiro e mais importante, nós queremos retomar as relações, e então informaremos vocês sobre a nomeação do embaixador em Israel, e nós esperamos que um embaixador venha para cá da parte do Estado judeu.”
A declaração de Guaidó ocorre após que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se juntar aos Estados Unidos, Brasil e dezenas de outras nações no reconhecimento do presidente Assembeia Nacional como presidente em exercício da Venezuela.
A Venezuela rompeu as relações diplomáticas com Jerusalém, durante o governo do ex-presidente Hugo Chávez, como forma de protesto aos confrontos militares entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza em 2008-2009.