- PUBLICIDADE -

Hacker diz que entregou mensagens a Greenwald gratuitamente

- PUBLICIDADE -

PF trabalha para confirmar se as informações dadas por Delgatti são verdadeiras. Possíveis transações com criptomoedas estão sob investigação.

Walter Delgatti Neto, conhecido como “Vermelho”, preso na última terça-feira (23) sob suspeita de atuar como hacker, admitiu ser a fonte do material publicado pelo site Intercept, e por outros veículos de imprensa como Folha e Veja, com conversas privadas de centenas de autoridades brasileiras.

Em depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília, Delgatti, um dos quatro presos na Operação Spoofing, disse que encaminhou as mensagens ao militante norte-americano Glenn Greenwald, editor e cofundador do Intercept, de “forma anônima, voluntária e sem cobrança financeira”, diz o jornal Folha de S. Paulo.

Os investigadores da PF agora trabalham para confirmar se as informações dadas por Delgatti, de que agiu de forma voluntária e sem pedir dinheiro em troca, são verdadeiras.

Em depoimento, ainda segundo o jornal, Delgatti afirmou ter agido neste caso por não concordar com os caminhos da Operação Lava Jato.

A apuração da PF, por outro lado, é de que o grupo hackeava contas do Telegram e contas bancárias por dinheiro.

A investigação também apura uma possível transação envolvendo bitcoins. As empresas Foxbit, Brasiliex e Mercado Bitcoin foram notificadas a repassar à PF e ao Ministério Público Federal (MPF) o saldo e possíveis movimentações financeiras de compra e venda de criptomoedas desde 1º de janeiro de 2018 até hoje.

De acordo com a versão dada pelo preso, em depoimento à PF, os contatos com Greenwald foram virtuais, somente pelo aplicativo de conversas Telegram, e ocorreram depois que os ataques aos celulares das autoridades já tinham sido efetuados.

Em mensagens publicadas na rede social Twitter, Greenwald compartilhou a matéria da Folha e repercutiu trechos do depoimento do hacker à polícia. Minutos depois ele voltou atrás e garantiu que Delgatti não era a fonte do site Intercept.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -