Heleno disse esperar que os parlamentares tenham bom senso e reflitam sobre os impactos que tais mudanças poderão trazer para o futuro do Brasil.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, admitiu nesta segunda-feira (20) que há riscos de o Congresso alterar a Medida Provisória da reforma administrativa e obrigar o Executivo a recriar alguns ministérios.
O general declarou:
“Risco há, espero que não seja risco provável, mas ele existe. Eu acredito que uma nuvem de bom senso mostra que isso é contra tudo o que foi conversado, o que foi tratado. Vai contra 99% dos brasileiros.”
Segundo o Estadão, Heleno acrescentou:
“O problema todo que estamos tendo é de gestão. O presidente da República é incapaz de ‘gestionar’ 29 ministérios, 22 já é duro.”
A medida provisória 870 foi editada no primeiro dia de mandato de Bolsonaro e criou a sua estrutura administrativa, com 22 ministérios. Caso ela não seja aprovada pelo Congresso até o dia 3 de junho, perderá a validade.
Para Heleno, uma mudança na medida seria algo “criminoso”:
“Há uma alternância de poder, alguns partidos não admitem mas há, então eu sou você amanhã. Quando precisar defender isso daí, vai ser difícil.”