Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Holanda não quer mais que o mundo a chame assim

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Holanda não quer mais que o mundo a chame assim

Uma iniciativa de autoridades holandesas pretende transmitir ao resto do mundo o nome oficial de sua nação.

Países Baixos é a tradução em português de Nederland, que no original neerlandês é “Neder-landen”, que literalmente significa “terras baixas”.

O país europeu se denomina dessa forma por causa de sua localização geográfica, parcialmente abaixo do nível médio do mar.

A denominação “Holanda” é oriunda do nome da região homônima que se encontra no oeste do país, dividida em duas províncias que dominaram a região por muito tempo.

No século 19, surgiu o reino dos Países Baixos, que viria a dar origem ao nome que a monarquia parlamentar quer promover agora no exterior.

Ministérios e instituições desportivas e culturais lançaram uma campanha de marketing a fim de eliminar o uso do nome Holanda, informa a emissora BBC.

O site oficial de turismo, por exemplo, deixará de se chamar Holland.com, e a seleção de futebol será promovida como Países Baixos, evitando o uso do termo “Holanda”. O país também levará esse nome à Olimpíada de Tóquio em 2020.

A cor laranja continuará sendo a oficial dos Países Baixos, mas não está claro se a tulipa será mantida como seu símbolo internacional.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email