Português   English   Español

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF

Horário de verão começa neste domingo em 10 Estados e no DF

A partir da zero hora deste domingo (4), os moradores de 10 Estados e do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora.

O ajuste nos relógios, que vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, valerá até a madrugada do 3º domingo de fevereiro de 2019, no dia 17 de fevereiro.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão pois a mudança é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há diferença mais significativa na luminosidade do dia entre verão e inverno.

Nos Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos.

O objetivo do horário de verão é estimular as pessoas e as empresas a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda por energia no horário das 18h às 21h.

O horário de verão foi encurtado neste ano. Tradicionalmente, o ajuste no relógio começava a valer no 3º domingo de outubro. Entretanto, em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer atendeu ao pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e adiou o ajuste para o 1º domingo de novembro, para que não entrasse em vigor entre o 1º e 2º turno das votações.

 

Adaptado da fonte Poder360

Deixe seu comentário

Veja também...