- PUBLICIDADE -

Imagem inédita de Marte mostra maior cânion do Sistema Solar

Imagem inédita de Marte mostra maior cânion do Sistema Solar
- PUBLICIDADE -

Utilizando uma câmera de alta resolução, a imagem foi capturada por cientistas dos EUA.

O maior conjunto de cânions já encontrado no Sistema Solar está em Marte, percorrendo mais de 4 mil quilômetros da superfície do Planeta Vermelho

Batizada de Valles Marineris, o cânion é quase 10 vezes mais extenso do que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, e três vezes mais profundo. 

Utilizando uma câmera de alta resolução, cientistas da Universidade do Arizona, nos EUA, vem fazendo registros do Planeta Vermelho desde 2006. 

Uma imagem postada em dezembro de 2020 mostra detalhes impressionantes do grande complexo de cânions. Uma parte dela está na capa desta matéria, mas confira em mais detalhes logo abaixo. 

Foto: NASA/JPL/UArizona 

Recentemente, pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) disseram existir evidências de que a água corrente pode ter aprofundado parte dos canais existentes no cânion há centenas de milhões de anos. 

 De acordo com a ESA, a maior parte do cânion provavelmente se abriu há bilhões de anos, quando um supergrupo de vulcões foi expelido pela primeira vez do solo marciano.  

Conforme o magma borbulhava sob esses vulcões, a crosta do planeta poderia facilmente ter se esticado, rasgado e finalmente desmoronado nos vales que compõem os cânions do planeta vermelho hoje. 

Foto: Reprodução 
PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -