A foto manipulada foi compartilhada por Hillary Clinton e outros membros do alto escalão do Partido Democrata.
Uma imagem da Casa Branca com as luzes apagadas, que viralizou nas redes sociais nos últimos dias, foi publicada em 2015, durante a gestão do ex-presidente Barack Obama.
A imagem compartilhada não foi capturada durante a presidência de Donald Trump e foi editada para tornar a mansão mais escura do que normalmente é.
A informações foram checadas pela agência Associated Press¹.
A foto foi compartilhada por Hillary Clinton e outros membros do alto escalão do Partido Democrata.
Os esquerdistas usaram a foto para espalhar uma fake news de que o presidente Donald Trump mandou apagar todas as luzes da Casa Branca em meio aos distúrbios que assolam o país após a morte de George Floyd.
Elections matter. https://t.co/77jquAhp1x pic.twitter.com/AM5Z42pzyk
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 1, 2020
“As eleições são importantes”, escreveu Clinton em um tuíte, nesta segunda-feira (1), onde também mostrou a Casa Branca iluminada com as cores do movimento LGBT.
Muitos outros membros do Partido Democrata, incluindo o deputado de Nova Jersey, Bill Pascrell, compartilharam² a imagem enquanto afirmavam mentirosamente que Trump apagou as luzes quando o Serviço Secreto o transportou para um bunker no porão.
David Axelrod, ex-assessor do presidente Obama, também compartilhou³ a falsa narrativa em um tuíte na segunda-feira.
As our nation burned in anger, pain, and frustration this weekend, trump agitated for violence against protestors and then hid in a bunker and literally turned out the White House lights.
— Bill Pascrell, Jr. (@BillPascrell) June 1, 2020
There may be no better symbol of the worst executive leadership in the world. pic.twitter.com/6FEEwgZvV1