Jornal estatal denunciou “truques de alguns políticos brasileiros para culpar a China” pela pandemia de coronavírus.
O apoio dos brasileiros nas redes sociais a Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, foi minimizado¹, nesta quarta-feira (27) por especialista ouvido pela mídia estatal chinesa Global Times.
“Os truques de alguns políticos brasileiros para culpar a China pela situação epidêmica, que se agrava rapidamente no país, ao exagerar a questão de Taiwan estão fadados ao fracasso”, disse o texto.
“Recentemente, alguns políticos brasileiros atacaram e difamaram a China sobre a pandemia de Covid-19. A posse de Tsai foi apenas a última forma de eles tentaram fazer uso disso”, acrescenta.
De acordo com o deputado federal Paulo Eduardo Martins, uma carta² enviada pela embaixada da China no Brasil ao Congresso recomendou o silêncio dos parlamentares brasileiros em relação à posse da presidente de Taiwan para seu segundo mandato.
A denúncia do parlamentar fez a hashtag #VivaTaiwan ocupar o topo dos assuntos mais comentados do Twitter. Através da mesma rede social, a presidente Tsai Ing-wen agradeceu³ o apoio do povo brasileiro.
“Obrigado a todos os nossos amigos no Brasil pelos parabéns. Espero que todos estejam seguros e saudáveis”, disse Tsai.
Referências: [1][2][3]