Português   English   Español
Português   English   Español

Incêndio no Museu Nacional era uma tragédia anunciada

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Bicentenário Museu Nacional, o mais antigo do país, foi consumido pelo fogo na noite deste domingo (02). A instituição tinha claros problemas de manutenção e lutava para se manter aberto.

Criado por Dom João 6º em 1818, como Museu Real —e em outro local—, o maior museu de história natural e antropológica da América Latina está subordinado desde 1946 à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Com os seguidos cortes no orçamento da instituição, o Museu Nacional não recebe integralmente, desde 2014, a verba de R$ 520 mil anuais que bancam sua manutenção.

Menos de 1% do acervo —que tinha cerca de 20 milhões de objetos— estava exposto.

A decadência física do prédio que abriga o Museu Nacional desde 1892 era visível para os visitantes. A maior parte de suas paredes estavam descascadas, muitos fios elétricos expostos e um aspecto de má conservação generalizado.

 

Adaptado da fonte Folha

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!