A Índia realizou ataques aéreos contra alvos terroristas localizados ao longo da linha de controle na região de Jammu e Caxemira, disputada entre a Índia e o Paquistão, tendo destruído completamente as instalações.
A operação militar foi realizada na madrugada desta terça-feira (26). O ministro de Agricultura indiano, Gajendra Singh Shekhawat, falou sobre a operação:
“Hoje de manhã a Força Aérea [da Índia] realizou um ataque contra acampamento terrorista ao longo da linha de controle e destruiu-os completamente.”
O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou que a Força Aérea indiana efetuou o ataque porque o Paquistão não tinha adotado nenhumas medidas para eliminar infraestrutura dos terroristas no seu território.
Segundo o primeiro vice-chanceler indiano, Vijay Keshav Gokhale, os serviços secretos da Índia receberam “informações fiáveis” de que a organização terrorista Jaish-e-Mohammed preparava novos ataques suicidas no país, o que tornou “absolutamente necessário” o ataque preventivo contra seu acampamento no Paquistão.
Da operação participaram 12 caças Mirage 2000, que lançaram bombas com um peso total de 1.000 quilogramas sobre os acampamentos, informou a agência ANI citando fontes militares.
O chanceler paquistanês Shah Mahmood Qureshi declarou, por sua vez, que as forças do Paquistão estão prontas para responder a qualquer agressão militar, registra a Sputnik.